Gato rosna? Saiba quando ele está incomodado com algo
Muitas pessoas acham que entendem completamente o gato, seus comportamentos e seus sentimentos, mas nem sempre é simples identificar alguns. Por exemplo, você sabe exatamente o que ele está tentando dizer quando rosna? Sim, os gatos também rosnam, assim como os cachorros. E esse rosnado difere do sibilado, como alguns chamam de cobrinha, fuuu, riscar fósforo...
Continue a leitura e saiba por que o gato rosna e como saber que ele está insatisfeito com algo.
O rosnado do gato é uma forma de comunicação, obviamente não tão positiva quando aquele miadinho fofo que amamos. Geralmente, ele rosna quando está sendo contrariado de alguma forma.
O som é diferente, quando comparado com o do cachorro. É um som grave e um pouco rouco, mas pode variar de acordo com o animal. Acompanhando o rosnado, outros sinais acompanham numa situação de desconforto como a posição corporal e os movimentos de cauda. A orelha abaixada é um dos principais sinais.
Afinal, por que gato rosna?
Diversos fatores podem desencadear o estresse no bichano, resultando no rosnado. Um exemplo é o territorialismo. Para eles, a casa é de total domínio, portanto, qualquer estranheza pode ser vista como ameaça. Isso pode acontecer quando, por exemplo, um novo animal ou pessoa passa a fazer parte da família.
Entenda melhor os principais motivos para fazer o gato rosnar:
Medo
Tudo que é diferente do que o gato está acostumado pode ser considerado como uma ameaça para ele. E isso pode gerar um rosnado. Algumas situações que exemplificam são:
- Chegada de um novo animal;
- Mudança de casa;
- Barulhos muito altos e inesperados;
- Muita movimentação;
- Pessoas que o animal não conhece.
Se acontecer de ele rosnar nessas situações, tente acalmá-lo, colocando-o em um ambiente tranquilo até solucionar a situação, para o medo dele passar.
Dor
Os gatos são muito silenciosos e não costumam demonstrar dor ou algum desconforto. Por isso, é importante manter todos os exames deles em dia para que, se algo tiver acontecendo, que seja descoberto rapidamente.
Observe também o comportamento. Se perceber que ele mudou de forma repentina, procure um veterinário. Um gato ferido ou doente pode ficar irritado e acabar rosnando. Até um carinho pode ser incômodo.
Tédio
O que também pode contribuir para o estresse do gato é o tédio. Quem tem gatos ou trabalha com eles, como cat sitter, sabem que eles são ativos e cheios de energia, contrariando o que muitos pensam. Eles são caçadores e precisam ser estimulados.
Um ambiente monótono pode deixar o animal entediado e, consequentemente, estressado. Isso resulta no rosnado para alguém da casa ou para outro animal. Para solucionar essa situação, brinque um pouco com ele diariamente e gatifique o ambiente.
Você já viu um gato rosnando? Se você é cat sitter, já cuidou de algum gatinho com esse comportamento? Se acontecer com você, alerte imediatamente o tutor para que a melhor solução seja aplicada.
Comentários
Postar um comentário