Por que meu gato está fazendo cocô mole?
Muitos clientes me pedem opiniões sobre as fezes dos gatinhos deles. Isso porque, não raramente, elas apresentam sintomas que fogem do normal, como amolecimento ou até mesmo diarreia. A verdade é que este sintoma pode ter inúmeras causas - inclusive algumas graves. Por esta razão, o mais importante, ao se deparar com casos assim, é observar, comunicar o tutor e, se necessário, buscar auxílio de um veterinário.
O estresse do gatinho é um motivo para que ele apresente alterações nas fezes. Alguns, inclusive, sofrem do contrário, e podem ficar constipados por vários dias consecutivos. Esta é uma situação comum observada pelo cat sitter, pois está diretamente relacionada à mudança de hábito do bichano. Afinal, de um dia para o outro o seu tutor saiu para viajar, e tudo aquilo que fazia parte da sua rotina deixa de acontecer de repente. E a gente nem precisa dizer como os gatinhos detestam mudanças na rotina, não é?
Se for estresse, em poucos dias as fezes do gato tendem a voltar ao normal. Entretanto, outros diagnósticos não podem ser negligenciados. Isso porque as fezes moles podem ser sintomas, também, de bola de pelo. Nesse caso, é importante perguntar ao tutor se o gatinho está em sua fase habitual de mudança de pelo, o que aumenta a ingestão de pelagem e pode provocar alterações gastrointestinais.
Ou também pode ser ligado a alguma mudança recente na alimentação. Como a troca de ração ou algum novo petisco inserido em sua dieta.
Mas as fezes amolecidas também podem significar algo grave. Destaco o consumo de algum corpo estranho, vermes, bactérias ou até mesmo tumores no intestino.
Como disse, as causas são inúmeras. Se desconfiar de algo mais grave, o veterinário deve ser comunicado imediatamente. Como cat sitter, é importante manter o tutor bem informado e se colocar à disposição para adotar os primeiros procedimentos de saúde, ainda durante a sua ausência. Por isso, é ideal que o tutor tenha sempre um veterinário de referência, para atendimentos emergenciais.
Comentários
Postar um comentário