Você limpa a orelha do gato? Saiba como fazer isso
Como cuidador de gato, o profissional cat sitter não tem a obrigação de fazer esta higiene. Mas é importante identificar quando há sujeira para comunicar ao tutor. E, neste momento, pode haver o pedido pela limpeza. Neste caso, avalie se pode fazer.
Seja você tutor ou cat sitter, é importante saber como fazer a limpeza de forma eficiente e rápida, sem causar estresse ao animal.
Confira como limpar a orelha do gato
1. Identifique o momento certo
Os gatinhos precisam estar tranquilos e relaxados antes da limpeza para evitar estresse e até movimentos bruscos que podem machucá-los. Uma boa dica é abusar dos carinhos e cafunés antes de fisgá-los para a limpeza. Petiscos também ajudam.
2. Separe todo o material antecipadamente
Quanto mais rápido for o processo, melhor. Portanto, ao segurar o gato para a limpeza é importante já estar com todos os produtos ao alcance das mãos.
3. Uso produtos veterinários
Nada de cotonetes no canal de audição do gato. Faça a higienização com soro fisiológico ou produtos veterinários otológicos, facilmente encontrados em lojas especializadas. Comece pela parte exterior, usando um algodão. Para dentro, utilize hastes flexíveis próprias (também encontradas em lojas especializadas) ou o próprio dedo. Faça movimentos circulares de limpeza, de dentro para fora, para remover as impurezas.
4. Faça associação positiva
Terminou o processo? Mostre ao gato que o seu comportamento colaborativo valeu a pena! Dê a ele um petisco, ou separe alguns minutos para entretê-lo com o brinquedo preferido. Retorne ao processo pelo menos uma vez ao mês.
Casos específicos
Há casos em que os gatos são ariscos, ou pouco colaborativos. Se esta for a situação, procure um profissional veterinário para fazer a higienização correta.
Comentários
Postar um comentário